Mídias e animação como ferramentas de aprendizagem

segunda-feira, 21 de maio de 2007 |

À despeito de muitas críticas de especialistas e intelectuais de plantão, acredito que temos muito a acrescentar (não substituir) com o uso de tecnologias no dia a dia escolar, favorecendo sim, o desenvolvimento e a construção do conhecimento de nossos jovens desde a mais tenra idade.
Duas excelentes iniciativas fortalecem ainda mais minhas convicções:

  1. Através da Intereducativa , descobri um programinha (muitos já até devem conhecer) chamado Pivot Stickfigure Animator que proporciona a iniciantes de todas as idades a possibilidade de criação de pequenas animações. As possibilidades no uso deste software com crianças em fase escolar são inúmeras e vale a pena conferir.


  2. A segunda iniciativa, também na área de criação veio de uma dica do Web para Educadores onde temos o Scratch, uma área interativa onde pode-se baixar um excelente programa para criação e publica-las no site, além da possibilidade de interação entre os membros. No site podemos encontrar todo o suporte necessário para aprender a utilizá-lo. O software tem opção para o Português. Imagine grupos de alunos trocando experiências de criação de histórias, mediante um projeto construído em sala de aula...

Alguns screens dos programas para ter uma idéia:

Scratch:

Pilot:

1 comentários:

Trilha Literária disse...

Genny, muito interessante as dicas que você disponibilizou.

Um abraço, Márcia.