5 de Junho- Dia Internacional do Meio Ambiente

domingo, 3 de junho de 2007 |

fonte/foto: http://flickr.com/search/?l=deriv&q=reciclar&m=text

Em tempos de tantos esforços para frear o aquecimento global, diante da mobilização cada vez maior em todos os setores na sociedade, é preciso incluir na escola uma postura permanente, um posicionamento contínuo, uma mudança de hábitos e o cultivo destes no dia a dia escolar. Não basta "comemorar" e "lembrar" num dia que precisamos "salvar o planeta". De nada adianta um belo discurso e não mudar a essência: em nosso próprio dia a dia agredimos constantemente nosso planeta. E essa mudança não ocorre da noite para o dia, aos poucos, vamos descobrindo pequenas e novas formas de evitar desperdícios, diferentes formas de reciclar materiais e principalmente, incorporando novos hábitos.
Talvez, o primeiro passo seja perceber que também a escola é um agente poluidor... Em um ano letivo consumimos quilos e quilos de papel. Papel que muitas vezes pode ser reaproveitado. Isso vale tanto para as escolas pobres das periferias, quanto para as particulares.
Convido você, que passa por aqui, a refletir seu dia a dia escolar e doméstico: verifique seu desperdício, repense suas atitudes, divida esta reflexão para sua escola, seus colegas de trabalho, seus alunos e também seus familiares... o que podemos fazer? Mesmo que seja pouco, todos juntos, já teremos alguma mudança.
Para começar essa reflexão, que tal ler um pouco sobre o assunto?

http://www.planetaorganico.com.br/meiolixo1.htm

5 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, jenny:
tem que começar é pela escola mesmo.Aí a garotada leva a informação para casa e as coisas começam a mudar.
Abs e boa semana

Unknown disse...

Olá Jenny!

Estou passando aqui pela primeira vez e gostei muito da sua chamada reflexiva. Mais do que selecionar o lixo, tornar-se necessário um novo olhar. Seja para dentro de si, em volta ou até mesmo para a vida...

A mudança começa em cada um de nós, só depois ela é multiplicada na sociedade.

Podemos começar a mudança de hábitos a partir dos alimentos que consumimos; buscando produtos orgânicos, quanto menos embalagem melhor, reaproveitamento dos alimentos etc

As opções existem. Basta escolher e colocar a mão na massa.

Parabéns!

Unknown disse...

Ola! Jenny, sua matéria vai me ajudar a refletir na minha contribuição para a amostra cultural que acontecerá na escola em que leciono, no 2ª semestre, exatamente com o tema: Meio Ambiente.
Muito boa a sua reflexão, Parabéns!

Anônimo disse...

Olá!!!Jenny:
Parabens!!

tem que começar em todos os lugares onde existe gente. Que tal em nossas casas? Quando cuidamos de nossa casa bem, cuidaremos bem do quintal, do município, do estado, do país e do todo ao nosso redor.

Jenny Horta disse...

É isso pessoal, precisamos começar dentro de casa!