Sobre o Encontro

quarta-feira, 18 de julho de 2007 |


Não há como analisar o 1º Encontro sobre os Laptops na Educação de outra forma - o objetivo inicial foi mais do que alcançado: mobilização.
Poder contar com a presença (graças à determinação e empenho da Denise) dos principais envolvidos no projeto e de seus colaboradores foi muito importante para amadurecernos na idéia de que não se trata de um sonho, de que este é um trabalho sério e que, apesar de estarmos num país onde as iniciativas públicas andam tão desacreditadas, nesta, podemos sem dúvida contar com seriedade.
Ainda sinto os professores muito distantes. Acredito que á medida que as propostas forem surgindo e que ocorra uma divulgação maior, poderemos quebrar essa barreira...
O projeto de Piraí, me pareceu altamente democrático. É claro que espero sua base seja realmente sólida, para que no futuro, não aconteça o que ocorre com outros projetos após uma mudança no quadro político - mudam-se os governos, mas que se perpetuem as boas idéias!
Como professora, realmente me emocionei ao assistir o vídeo da escola de São Paulo, com as imagens da garotada "explorando literalmente" o X0!
Acredito que esta emoção não tenha sido só minha...
Gostei muito dos questionamentos apresentados por alguns, achei que a platéia desejou ter participado mais, mas EU mesma nada questionei, pois achei que o momento era de ouvir.
Enfim, o pontapé inicial foi dado. Parabéns à Denise Vilardo e seus colegas do Colégio Gram Bell e ao Luis Schara pela iniciativa.
Espero poder continuar participando e testemunhando toda essa "gestação". Sem dúvida, mesmo que o "parto" seja difícil, teremos um "bendito fruto"!

4 comentários:

eurivaldina disse...

Ola Jeny

MUito importante esta sua iniciativa de socializar as impressões do encontro. Parabens!!

Eu estou fazendo leituras recentes do UCA e ainda não entendi como os professores participa se o laptop é de uso do aluno e a maioria dos professores não tem PC em casa nem na escola?

Não fica muito utopico? Como envolver o prof para uso de uma tecnologia que continua distante do seu alcance?
Vou continuar estudando para ver se acho algo diferente.

Seu post me instigou a continuar estudando esta tematica.
Abraços e sucesso!

Anônimo disse...

Oi Jenny.
Parabéns pela iniciativa. Acho muito interessante esse projeto.

Abraço

Jenny Horta disse...

Luis e Euri, por isso mesmo nossa preocupação em relação a uma mobilização em torno do projeto!
A idéia na verdade é cuidar para que este não seja mais um dos muitos projetos vindos de cima, sem contato com a realidade e vivência do professor.
Vamos continuar pesquisando juntos, justamente para que os professores encontrem suporte no projeto.

Professora Andrea disse...

Jenny ! Não participei do encontro por absuluta falta de tempo ( buaaaaaá). Estou um pouco de pé atrá para essa idéia, já que falta tanto para as escolas públicas. Faltam coisas básicas , como Professor por exemplo. Mas estou aberta a idéias ! Ah ... valeu por colocar aqui o Dicas de Ciências e o Blogando com a Comunidade ! Beijinhos