Bem, diz o ditado que "antes tarde do que nunca"... Estava devendo este post aos amigos e 15 dias após o evento, devido ao tumulto do fim de ano, muito trabalho acumulado, finalmente, me atrevo a comentar: Um sucesso!!!

A organização do evento foi impecável, os palestrantes excelentes e ainda o clima acolhedor do pessoal do Colégio, que nos deixa contagiados com a interação entre a tradição e a modernidade no prédio centenário.

Programação:

  • - A Profª Drª Gilda Helena Campos, abriu o evento. Ela é coordenadora Técnica de EAD da PUC-Rio e falou sobre "Tecnologias da Educação e Formação de Professores"
Destacou a importância da gestão em tecnologia, o respeito ao saber e ao fazer do outro e salientou a importância do Design Didático - as estratégias para a formação do conhecimento.
A professora destacou também a utilização do que chama "Contrato Didático" - onde serão elaboradas as "regras do jogo", partindo de propostas e discussão com os alunos, gerando um fluxo de cooperação.
Enfatizou também que nesse processo, o uso das tecnologias é a chave e por isso a avaliação é muito subjetiva e difícil, sugerindo que esta deva ser somativa, criterial, normativa e diagnóstica.
  • Apresentação dos trabalhos desenvolvidos com os alunos, em especial as animações produzidas por eles com a orientação da Profª Ana Paula. Um belo trabalho, sem dúvida, com muita criatividade por parte dos alunos.
  • Após o almoço chegou a vez do Prof. José Manuel Moran, atualmente diretor Acadêmico da Faculdade Sumaré- SP com a palestra "Mídias numa Escola Inovadora" onde o professor defende a importância das mídias não como solução e sim como o importante APOIO que afetará profundamente a escola. Sua palestra foi extremamente informal e voltada para apresentação prática do que há de valor na WEB para o efetivo trabalho do professor.
  1. A defesa de que, além de uma economia solidária (Paul Singer), precisamos sobretudo de uma EDUCAÇÃO SOLIDÁRIA. Destaque para o projeto Tabuleiro Digital. A Escola, os Centros Comunitários, tem a obrigação de democratizar o acesso.
  2. O forte posicionamento em defesa desta democratização, a sinceridade no posicionamento em favor do Software Livre.
  3. A simplicidade em reconhecer que muitos planos educacionais são mirabolantes, excelentes em teoria, mas que quase sempre desconhecem a realidade escolar.
  4. O fato gritante de que a Escola precisa deixar de ser TRANSMISSORA para ser PRODUTORA de cultura e conhecimento.
  • Fechando com chave de Ouro, um belo coquetel preparado com muito carinho pelo pessoal, para lançamento do Portal de Revistas Eletrônicas do CP2. Infelizmente, como ainda tinha trabalho pela frente naquela noite, tive que partir no melhor da festa. ..Mas valeu demais este encontro!
Destaques: http://www.seednet.mec.gov.br/principal.php
http://www.eca.usp.br/prof/moran
http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br

2 comentários:

Fátima Franco disse...

Oi, Jenny:
ficou muito bom.
Valeu ter ido, né?
Vou passar o link prá frente, ok?

Adorei o selinho, com o widget.Ficou show.
Beijos

Anônimo disse...

Opa Jenny!

Eu estava super afim de ir a est evento, por trabalhar no Pedro II e pra ouvir a fala do Prof. Nelson Pretto...


Infelizmente esta na correção de vestibua da UFRJ no dia e hoirário :-(

Fica pra próxima :-)