Entre Melancias e Presuntos?

segunda-feira, 26 de maio de 2008 |

Créditos da foto: http://www.trekearth.com/gallery/South_America/Brazil/photo711529.htm
Leitura não é só na palavra escrita: esta foto me fez refletir: Quantas destas pessoas frequentam as pomposas bibliotecas? Mas felizmente, esta foto tão bonita NÃO reflete o quadro que vejo, na maioria das vezes...


Uma das maiores indignações que tive, ao longo dos anos, desde que tomei a decisão de ser professora, foi a de ver tão poucas bibliotecas, e o aspecto elitista que estas sempre tiveram, o que na imensa maioria das vezes, assusta o indivíduo mais humilde como o cão de guarda assusta o carteiro.
Pelo contrário, parava nas bancas de jornais e via o povão ali, se deliciando ora com aquela manchete sensacionalista de algum terrível e ediondo assassinato, ora com as "melancias da feira" expostas pra quem quer (e quem não quer também) ver!
Lembro-me de, recentemente, ter visto a foto de um "presunto" na mala do carro, todo "furado" (expressões utilizadas pelo próprio jornal) e ao lado, outra "reportagem" com uma "beldade" só com a camisa curtinha de um determinado time carioca...Que coisa Bizarra!!!
E percebia que muitas daquelas pessoas, ali paradas, na verdade, procuravam algo para LER.
Com este tão badalado "advento da Internet", grandes portais tentam reproduzir as bancas de jornais, mas agora, quem os acessa tem uma arma para se defender: o Clique do mouse. E de clique em clique ele pode chegar a um site pornô com aquelas mesmas frutas ou numa Biblioteca Digital, numa Revista Digital sobre automóveis ou futebol, esportes, arte, cinema, música etc. Graças á Deus, computadores estão cada vez mais perto do povo, com 2 anos para pagar no carnê!
Agora, o dono da banca está "reformulando seu layout" e coloca entre os jornais sensacionalistas e as "frutas da feira" as revistas PCs&PCs e os manuais de como aprender informática sem sair de casa (pois, se sair, terá que comprar um notebook que é mais caro!)
Para finalizar este devaneio comparativo, sugiro que as bibliotecas se transformem logo em ambientes mais descontraídos, pois o povo lê no trem, no ônibus lotado, na fila do INSS...é só ter o livro. Sugiro que, ele possa entrar numa biblioteca como se fosse num hotel, com uma recepcionista lhe dando bom dia com um sorriso, oferecendo um cafezinho. Pois ler, dá tanto prazer quanto sexo...dependendo apenas do ambiente e da companhia (no caso, o livro). Não dá pra ter prazer com tanta formalidade e frieza.

E por falar em Biblioteca, vou garimpar algumas para postar aqui:

1- Biblioteca Virtual Paulo Freire - destaque especial para os vídeos dos dois "barbudos" como tão bem colocou minha colega Sandra.
2- Domínio Público
3- Leitura Diária - Livros, aos pouquinhos, no seu e-mail....
4- Leitura Bíblica - Religioso
5- eBookCult De tudo um pouquinho


Vou garimpar mais - aposto que temos mais! Se souber de mais alguma sugira!

1 comentários:

Anônimo disse...

Achei ótimo seu post, realmente precisamos divulgar a leitura, principalmente entre as crianças. Aprecio suas idéias.

Parabens

Carlos Ferreira

http://carnivorosemdentes.blogspot.com/