DCE - USP - EAD - Sopa de letrinhas?

sexta-feira, 12 de junho de 2009 |

O assunto vem causando polêmica e chega até a Grande Mídia. O ensino a distância é agora a bola da vez, um dos ingredientes para que alguns alunos da USP façam sua "performance Big Brother" em alguns minutos de fama na mídia.
Debates inconsistentes, críticas infundadas, elitismo, falta de conhecimento técnico e estrutural e muito blá, blá blá.
Professores tem suas carreiras sucateadas e mal pagas a séculos e agora, de repente, a modalidade de ensino a distância é a causa...
Uma coisa é lutar pela valorização profissional, como professora e futura pedagoga, (esta é uma luta que enfrento há 25 anos) é lutar por melhores e mais dignos salários. Outra bem diferente é colocar-se contra uma nova forma de relação ensino-aprendizagem, uma democratização do acesso ao curso superior.

O importante neste momento é reunir os interessados e envolvidos no assunto e promover o debate e o esclarecimento, pois como toda iniciativa educacional, o EAD precisa de aperfeiçoamento, com certeza, ainda passará por modificações porque nada sai perfeito da noite para o dia. Como aluna percebo que ainda existem falhas, que ainda temos que romper barreiras, e a primeira delas é superar o preconceito.
A formação profissional e a especialização do brasileiro colhe hoje, os frutos de uma sociedade escravista, elitista, de uma Educação Propedêutica e direcionada a uma maioria burguesa. Com certeza, a Educação a Distância plantou uma sementinha de mudança... Uma mudança incômoda para muitos.

Um evento importante para darmos mais um passo, quebrando barreiras:
BLOG do CONCENTRE: Conselho Central dos Estudantes do CEDERJ
http://concentreeadcederj.blogspot.com/

Associação Brasileira dos Estudantes de EAD
http://www.estudantesead.org.br/

Associação Brasileira de Educação a Distância
http://www2.abed.org.br/


2º Encontro de Alunos de EAD-CEDERJ


Está chegando a hora!!!
Dia 11/07, das 8:00 às 17:30 acontecerá o 2º Encontro de
Alunos de EAD CEDERJ.
Local: UNIRIO (Auditório Vera Janacópulos)

INSCRIÇÕES AQUI!!

1 comentários:

Tathiana disse...

Olá
Concordo com você, principalmente na questão da total ignorância que vem fundamentando as críticas feitas por alguns (digo isso pq há vários que possuem uma postura diferente) sobre a EAD. São novos tempos agora (graças a Deus...)
Abraços