Educação Inclusiva: Um desafio

domingo, 1 de outubro de 2006 |

A questão é: Estamos preparados para uma educação inclusiva eficiente?

Esta pergunta deve estar na cabeça de todos os professores deste nosso Brasil, pois sentimos que se coloca a nossa frente um verdadeiro desafio: estimular e trabalhar com crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais em nossas escolas, sejam públicas ou particulares.
O grande desafio, se torna mais estimulante à medida que pudermos contar com apoio técnico pedagógico e assistência especializada.
Este desafio não é só dos educadores, é de todos os segmentos da
sociedade e suas instituições principais.
Precisamos de iniciativas públicas, participação de ONG´s, capacitação de professores e funcionários, adequação do espaço escolar, transportes e sobretudo de uma revisão geral de "conceitos e preconceitos".
Felizmente, em 20 anos de Magistério, tive muitos alunos inesquecíveis: dois autistas, alguns com deficiências auditivas e visuais, outros com problemas motores em consequência de traumatismos, mas todos me ensinaram que, como qualquer criança, o principal meio para dialogar com eles: AMOR.

Conheça importantes trabalhos sobre o assunto:

3 comentários:

Andréa De Carli disse...

Oi Jenny, obrigado pela visita no meu blog e pelas palavras. Acredito na sensibilização das pessoas, e com um pouco mais de informação estaremos mudando pouco a pouco a realidade escolar destas crianças. Já linkei o seu site lá no meu. O seu blog também possui textos muito interessantes e concordo quando diz q unir a paixão pelo trabalho com as crianças e a informática é simplesmente mágico.
Bjus Andréa

Anônimo disse...

Olá, Que bom encontrar mais pessoas divulgando Educação Inclusiva.
Vamos fazer uma parceria de links.
Sou consultora do Instituto Inclusão Brasil.
Um abraço inclusivo,
Marina Almeida

Jenny Horta disse...

Olá Marina, me interesso muito pelo assunto sim! Deixe seu recado no mural e e-mail p/ contato! Podemos trocar informações.
Obrigada pela visita.