Residência Pedagógica

terça-feira, 7 de agosto de 2007 |

Em tempos de busca pela melhoria na qualidade da formação do professor, um projeto propõe a criação da residência pedagógica como nos mostra a última edição da Revista Nova Escola.
Você pode baixar a excelente matéria em PDF na íntegra.
Me pergunto porque as iniciativas pela melhoria da qualificação dos docentes no Brasil não são assunto da mídia em geral, que simplesmente se manifesta quando o assunto é relacionado aos insucessos e as péssimas estatísticas, muitas vezes questionáveis.
Me pergunto se uma notícia dessa, se publicada pela Veja, por exemplo, não seria interessante para seus leitores. Este clima de pessimismo, denúncia e crítica vazia já está enchendo as medidas.
Que tal apresentar possíveis soluções?
Que tal, ao invés de só procurar falhas, acrescentar projetos?
Talvez as pessoas comprassem mais revistas e jornais, se vissem alguma esperança de mudança nas entrelinhas, só pra variar.
Para completar, a Nova Escola também publicou uma entrevista com a pesquisadora Anne-Marie Chartier sobre a formação de docentes na França. (que tal uma entrevista com grandes educadores brasileiros também? Nossa realidade é bem diversa, não é mesmo?)
(Acho que há um problema com o link da entrevista, não consegui acessá-la.)

1 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Oi Jenny!
Parabéns pelo post. Também penso que essa revista Veja só está prestando um desserviço à nação. Existem outros interesses políticos por trás disso, está óbvio. Mas vamos continuar a nossa luta. Beijo!