Fazendo algo... A ESCOLA PÚBLICA NÃO É UMA PRIVADA!

terça-feira, 9 de outubro de 2007 |

Este post trata de um convite. Ou ainda do lançamento de uma semente...
Muito se tem falado das políticas de valorização da escola pública. Muito se fala, muita gente fala, muito político ganha voto, muita gente com boas intenções, outras nem tanto, mas no geral, pouca coisa mudou.
A pergunta básica é: Quem são os maiores interessados em ter uma escola pública que atinja os principais objetivos de qualquer instituição educacional?
A resposta deveria ser: os pais e os educadores.
Acredito que interesse a toda a sociedade, mas os beneficiados mais diretamente serão estes dois grupos.
Quando criança, ao menos uma vez nos fizemos a célebre pergunta: "O que vou ser quando crescer? Se respondi professor sempre aparece alguém aqui que diz: Ah coitado!
Até o grande Chico Anísio teve inspiração para criar seu grande personagem...
A valorização da escola pública é a valorização do professor. Enquanto isto não ocorrer, nada mudará.
Nossa idéia inicial é atingir os seguintes objetivos:

  • Atrair a opinião pública através dos meios de comunicação, principalmente utilizando os recursos da internet, para mobilizar e reunir parceiros, como organizações não governamentais e entidades realmente comprometidas com a qualidade da educação brasileira.
  • Levantar e debater as principais e reais dificuldades enfrentadas pelos professores e diretores independente da esfera administrativa e filiação político partidária, através de amplo debate.
  • Criar um grupo de apoio e atendimento aos docentes e aos alunos e pais, criando sugestões, administrando conflitos, orientando na busca de possíveis soluções.
  • Estimular a participação de todos envolvidos com a Educação no país.
Pode parecer utopia, mas se analisarmos a possibilidade deste movimento tornar-se numa primeira fase um comitê e posteriormente uma entidade ou ONG sem fins lucrativos, ou uma Associação que defenda os direitos de todos os profissionais da Educação, nos moldes de associações já existentes em outras categorias profissionais, visto que nossa categoria não possui, exceto os sindicatos, nenhum órgão verdadeiramente de grande porte e em nível nacional.

A idéia está lançada... ousada?....utópica? ... deixo para cada um analisar. Obviamente, isto só será possível se um grande número de ousados, utópicos e sonhadores estiverem dispostos a embarcar nesta viagem. O máximo que pode ocorrer é não surtir grande efeito, mas podemos juntos ao menos, como diz o Prof. Moran... INCOMODAR!

Responda a enquete ao lado, e caso sua resposta seja afirmativa, envie, através do comentário deste post um endereço de e-mail para que, em breve organizemos um grupo inicial.

4 comentários:

Professora Andrea disse...

Tô dentro ! Até porque, sei que, com o meu trabalho, a escola pública nunca será uma privada . Tenho esperança que consigamos qualidade. Vamos incomodar ! Beijos

Anônimo disse...

Olá Jenny, o meu blog está a disposição para esta campanha.

http://www.soprando.net

meu email:
whonoriof@gmail.com

Marcilene disse...

Oi, Jenny..

Como diz o pessoal do pânico: "Eu..vô!
E nós vamos incomodar muiiiiito.
Abraços

Robson Freire disse...

Olá Jenny

Obrigado pela visita e pelo comentário no Caldeirão de Idéias. Sua campanha é muito válida, eu tenho um artigo do Ricardo Neves, intitulado "um blog para cada professor" , onde ele cita textualmente que "mas o foco deve estar em quem ensina." isso só será possível se pudermos ter uma política de educação de longo prazo, com metas e prazos definidos, com um programa de valorização profissional, financeira e tecnológica do profissional de educação. Dentro do atual quadro da educação brasileira é muito difícil alcançar qualquer tipo de excelência. O caldeirão de Idéias está a disposição da campanha que é da mais alta importância.
Abraços