Falando sobre amigos-falando sobre cães

domingo, 28 de dezembro de 2008 |


Apolo e seu amigo Barney- (um presente do Marcos André)

Este foi um dos melhores presentes de natal que já ganhei: chama-se APOLO e é um Pastor branco de 44 dias!!
Ok! Este é um blog que pretende levantar temas de relevância para o trabalho de educadores...mas como estamos em férias, nada melhor do que falar sobre a amizade. Mais especificamente, um tipo de amizade um tanto polêmico: o amor de um cão e a família que o cria.
Ainda não li o livro, nem vi o filme Marley e eu - mas posso falar por experiência própria que, dependendo de como este "relacionamento" se inicia, seu cão pode se tornar um real melhor amigo.
Como todos os amigos, cada um tem seu temperamento e cabe a nós, supostos humanos racionais, cuidar para que este relacionamento (não vou colocar mais entre aspas, pois acredito que seja realmente!) seja o mais prazeroso e verdadeiro possível.
Já tivemos muitos cães: o Primeiro, Urso, era um pastor belga, muito lindo, tranquilo e educado. Um verdadeiro "gentleman" com os da família e uma fera com estranhos, mas nunca mordeu ninguém. Não permitimos esta regalia!!
Para fazer-lhe companhia, um pouco depois ganhamos a Pantera, mestiça de pastor, muito arisca, temperamental, que não gostava muito de crianças e adorava pular um muro...
Pouco depois, compramos o Átila, lindo rotweller, super inteligente, meigo com a família, mas muito ciumento. Certa vez estranhou meu filho - na época, com uns 12 anos. Foi muito difícil superar aquilo...mas ele continuou conosco, um tanto abandonado, pois perdemos a confiança nele.
Pantera, apesar de mais nova, morreu primeiro. uma morte trágica, pendurada na fenda do portão quando estávamos viajando. Chorei muito sua morte e cheguei a jurar que nunca mais teria um cão!
Urso e Átila morreram de velhice, aos 17 e 14 anos de vida, respectivamente.

Ficamos uns 5 anos sem um cão, até que o destino nos trouxe uma poodle, muito porquinha e exímia caçadora!! Seu nome: Michele, escolhido por minha sobrinha, a Maria Julia, sua dona, que nos transferiu sua guarda. Quem pensa naquela imagem caseira típica de poodle, pode esquecer. Vive caçando no mato e já deixou uma gambá em minha porta - (acho que ela não deixa mais, porque fiz questão de lhe dizer que odiei o presente!) Mesmo assim, as vezes me deixa algumas lagartixas!!
Mas um poodle jamais substituirá um cão de guarda como nosso pastor ou o rotweller. Ainda havia um vazio.
Meu filho mais velho encantou-se com um Husky - Lemon Star (nome criado na cabecinha louca do filho mais novo, na época com 4 anos) Mas este também não tem nada de guarda. Seu tempermento é tão infantil que acho que nunca vai amadurecer!! Muito lindo, carente e brincalhão...mas para guarda...

No embalo da volta de vida canina no quintal, aparece um Beagle abandonado, que desconheço seu passado. Andou tendo umas convulsões, pensei que tivesse epilepsia, mas parece que elas estão desaparecendo, talvez por ter encontrado uum lar. Andou fugindo muito, mas agora sempre obedece.

Finalmente, uma grande amiga me liga na véspera do Natal: Queres um filhotinho de pastor branco? E eu respondi: Isso é pergunta que se faça??? Já tenho 3 cães!!! Mas somos suficientemente loucos. Fomos buscá-lo e em uma semana, já conquistou nosso coração!!! Sem dúvida, este será um grande cão de guarda. Com apenas um mês já aprendeu mais que muitos humanos que eu conheço por aí...e já demonstra muito mais carinho também!!

Obrigada amiga! Assim que Apolo tomar as vacinas e puder passear, vamos visitá-la.

10 comentários:

Leonor Cordeiro disse...

Querida Jenny,

“Hoje não há razões para otimismo. Hoje só é possível ter esperança. Esperança é o oposto do otimismo. “Otimismo é quando, sendo primavera do lado de fora, nasce a primavera do lado de dentro. Esperança é quando, sendo seca absoluta do lado de fora, continuam as fontes a borbulhar dentro do coração.” Camus sabia o que era esperança. Suas palavras: “E no meio do inverno eu descobri que dentro de mim havia um verão invencível...” Otimismo é alegria “por causa de”: coisa humana, natural. Esperança é alegria “a despeito de”: coisa divina. O otimismo tem suas raízes no tempo. A esperança tem suas raízes na eternidade. O otimismo se alimenta de grandes coisas. Sem elas, ele morre. A esperança se alimenta de pequenas coisas. Nas pequenas coisas ela floresce...”
(Rubem Alves)


Obrigada por ter feito parte do meu caminhar no ano que está terminando.
Que 2009 traga para você muita paz, saúde e alegria. Que a esperança seja sua companheira para fazer sempre renascer o seu coração!
Um grande abraço!
Com carinho e afeto,

Leonor Cordeiro

Unknown disse...

Jenny,

muito obrigada pelo carinho e pela colhida!

Teu trabalho é lindo!

Em 2009, espero aprender muito e poder construir um pouquinho do que já fizeste: pôr as produções da gurizada na rede...


Fiz um link dos teus no Ufa! Posso "né"?!

PAZ! SAÚDE! feliz 2009!

Abraços!

#ProfVanessaNogueira disse...

lá!!

Estou passando para agradecer pelo Prêmio Dardos, só agora consegui fazer a minha lista!

Adorei!!!

bjs

VanessadosSantosNogueira
Ciberespaço na Escola

Marli Fiorentin disse...

Passa na Blogosfera que tem um selo pra ti. BJ!

Suzana Gutierrez disse...

Oi guria :)

Felicidade neste novo ano junto da família, inclusive com o novo membro. :)

Meus poodles se foram com 18 e 15 anos e sinto muita saudade. Um afeto incondicional que faz falta.

abraço!

Jenny Horta disse...

Obrigada a todos vocês. Aprendo muito com todos neste grupo que faz parte das minhas alegrias em todos os anos!
Suely, é uma honra ter um link no teu blog! Fico feliz quando vejo que meu trabalho está incentivando outros colegas. Nossos alunos agradecem!
Marli, obrigada! Já estou indo lá que nem criança ganhando doce!!!
Suzana, arranja outro porque é só alegria e quando eles se vão, fica a lembrança maravilhosa!

CELOY disse...

Olá! Adoro o seu espaço! Passa no blog do NTE de Xanxere/SC que tem mais um selinho para você!

Um Abraço!!

Denise Matos disse...

Oie!!!!
No meu blog tem um selinho do Premio Dardos pra vc!
Abraços!!!

Anônimo disse...

Oi Jenny!
Você foi mais uma vez homenageada com o prêmio Dardos. Passe no Blog Informática Educativa para apanhá-lo. Parabéns!
Josete
http://jmzimmer.blog.uol.com.br

Sindy disse...

Amiga, não pude deixar de comentar...
Sempre fui 'cachorreira', mas ganhei um gatinho a uns 2 meses, que salvou minha vida... hehehe Acabei revendo minhas prioridades e dando novos rumos ao meu futuro! As vezes, só um 'animalzinho' pra fazer a gente perceber o que é ser 'humano'...
Bjks cor de rosa